FAETEC 2017 Inscrições, Cursos e Informações


Criada em 1997, a FAETEC tem o compromisso de oferecer educação profissionalizante à população do Rio de Janeiro.


A Fundação de Apoio à Escola Técnica – FAETEC – oferece educação profissionalizante em diversos níveis. Vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, atende a 300 mil alunos anualmente em 150 cursos técnicos, tecnológicos e profissionalizantes gratuitos.

Escolas técnicas estaduais, de ensino infantil, fundamental, industrial e comercial, além de instituições de nível superior, participam do programa.

FAETEC 2017 Cursos e Inscrição

FAETEC 2014



Atualmente, a FAETEC mantém quatro escolas de ensino fundamental, 17 escolas técnicas estaduais (ETEs) em todo o Estado e o CAEP (Centro de Apoio Especializado à Educação Profissional) Favo de Mel, sediado no campus de Quintino, destinado a alunos com necessidades especiais.

Desde 2011, a FAETEC desenvolve a educação de jovens e adultos que não puderam concluir a educação básica na idade considerada adequada.

O PROEJA (com sede na ETE Visconde de Mauá e na ETE Ferreira Viana, ambas na zona norte da capital fluminense) é destinado a alunos que concluíram o ensino fundamental e querem cursar o ensino técnico.

Em nível superior, a FAETEC disponibiliza cursos de graduação, licenciatura e pós-graduação (lato e stricto sensu) em Pedagogia e diversos cursos tecnológicos nas FAETERJs (faculdades de educação tecnológica do Estado do Rio de Janeiro) e do ISEPAM (Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert).

Na educação de jovens e adultos, as vagas são preenchidas por sorteio entre os candidatos. Em todas as demais modalidades, os alunos se submetem a provas, de acordo com o calendário anual da FAETEC, disponibilizado no site www.faetec.net.

cursos faetec

Cursos FAETEC RJ

A FAETEC RJ oferece cursos de educação inicial e continuada nos centros de educação tecnológica e profissionalizante (CETEPs) e nos centros vocacionais tecnológicos (CVTs). Nos CETEPs, os cursos são mais rápidos e com menos pré-requisitos, disponibilizando a formação inicial.

Já os CVTs são destinados à qualificação de mão de obra específica, de acordo com as demandas locais. Os cursos são voltados para diversos setores da economia, como agropecuária, audiovisual, automotivo, construção civil, gastronomia, indústria naval, moda, saúde, segurança do trabalho, transporte metroferroviário e turismo.

Quem pretende se tornar um prestador de serviços pode escolher um dos cursos dos CETEPs, como cabeleireiro, confeitaria, montagem e manutenção de computadores, panificação, refrigeração e outros. Diversos cursos dos CVTs e CETEPs são oferecidos também a distância.

Os institutos de nível superior oferecem programas especiais de formação pedagógica e pós-graduações nas áreas de gestão escolar, letramento e alfabetização, tecnologia da informação em ambientes educacionais e vigilância e saúde e meio ambiente.

FAETEC RJ

FAETEC RJ: Inclusão e Sustentabilidade

A instituição também mantém um programa de inclusão digital, administrando 80 unidades de acesso gratuito à internet para a população do Rio de Janeiro.

A FAETEC desenvolve diversos projetos de proteção ambiental, como reciclagem de óleo de cozinha e replantio de espécies nativas da mata Atlântica. Em 2011, o campus de Quintino tornou-se a primeira escola técnica do Brasil a neutralizar as emissões de carbono: as 2,6 mil mudas plantadas sequestram anualmente 520 toneladas de dióxido de carbono, a mesma quantidade emitida pelas 15 mil pessoas que circulam diariamente na escola, entre alunos, servidores, prestadores de serviços e moradores do entorno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *