ENFERMAGEM: Profissão, Curso, Mercado de Trabalho, Salários


Quem escolhe a profissão tem que ter em mente que seu maior objetivo é desenvolver a reabilitação da saúde do ser humano. Conheça a carreira de enfermagem. Dessa forma, quando adoentado, deve proteger de novas enfermarias, promover auxílio àquilo que está se desenvolvendo em seu corpo e ajudar na sua recuperação.


O enfermeiro procura manter a saúde do paciente bem regrada, para que não se adquira enfermarias que possam prejudica-lo. O estudante aprende maneiras e desenvolve habilidades para que possam atuar na recuperação da saúde humana e na prevenção de doenças.

O profissional enfermeiro é uma peça importantíssima para hospitais e clínicas, também prestando atendimento domiciliar. É o responsável por coletar dados sobre o estado de saúde dos pacientes e definir a conduta que a equipe de enfermagem deve seguir. Também cuida da higiene, alimentação e administração de remédios que os pacientes devem receber.

50 Artigos - Web Seo 16-07-16 -33



Como é o curso de enfermagem?

O curso de enfermagem tem por função preparar o aluno para atuar de forma humanizada em recintos para o cuidado de pacientes, promovendo sua saúde individual e coletiva. É um dos cursos da área das ciências biológicas e tem sistema de bacharelado e licenciatura. Ou seja, além de atuar na área, pode dar aulas sobre o assunto.

No começo do curso, as aulas são teóricas e mais gerais, incorporando matérias obrigatórias para quem está na área da saúde, como anatomia, fisiologia e imunologia. Passando por matérias de psicologia e sociologia, o curso avança e, nos anos finais, conta com aulas práticas em laboratórios, além de atendimento a pacientes reais.

Onde fazer o curso de enfermagem?

Oferecido por diversas instituições, o curso de enfermagem te como grandes faculdades seus maiores celeiros. É importante se certificar que a faculdade tem o reconhecimento do MEC, só assim seu diploma de enfermagem será validado e poderá desenvolver a profissão.

Ótimas opções para o curso são: Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Universidade Cruzeiro do Sul e a UNIP.

50 Artigos - Web Seo 17-07-16 sem texto -33

Onde o profissional pode trabalhar?

O enfermeiro, depois de formado, pode escolher diversas áreas para atuar. Pode exercer a profissão em hospitais, onde participará de uma equipe que atenderá diversos tipos de casos. Ou também trabalhar com o auxílio de pessoas debilitadas em clínicas especializadas.

Há a opção de trabalhar de forma autônoma, atendendo pacientes que precisam de acompanhamento, porém, em seus lares. Ou com atendimento ambulatorial em empresas ou eventos. As pesquisas e projetos multidisciplinares entram como opção para o desempenho da profissão também.

Mercado de trabalho para o profissional

A grande quantidade de recém-formados por ano causa uma grande concorrência nas regiões sul e sudeste do país. Mesmo com muitos hospitais e clínicas, essas regiões que concentram o maior número de empregadores, nem sempre, dão vagas à demanda.

Porém, regiões como o nordeste brasileiro concentram poucos profissionais da área e possuem uma grande demanda. Programas da saúde tentam espalhar os profissionais para que todos tenham a oportunidade de exercer a profissão e também os pacientes tenham acesso aos cuidados especializados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *