Curso de Direito – Melhores Faculdades, Prova da OAB, Carreiras


Direito é o ramo das ciências sociais que estuda o sistema de normas e regulações das relações humanas.


O curso de Direito é um dos bacharelados mais antigos do Brasil. As primeiras faculdades foram instaladas em Olinda (PE) e São Paulo, em 1827, mais precisamente em 11 de Agosto, Dia dos Estudantes. Historicamente, considera-se que a Universidade de Bolonha (Itália) foi a primeira instituição a oferecer o curso, a partir de 1150.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foi fundada em 1931, quase cem anos depois do Instituto dos Advogados do Brasil (IAB, 1843). Hoje, para atuar como advogado, é preciso se submeter ao exame da OAB; sem este registro, os concluintes do curso de Direito são apenas bacharéis.

direito



Curso de Direito

Direito é a ciência que cuida da aplicação das normas jurídicas em determinado país. O profissional cuida das relações entre indivíduos, empresas e o poder público, analisando disputas e conflitos com base na Constituição Federal e leis complementares. O advogado exerce suas funções em diversas áreas: trabalhista, previdenciária, comercial, tributária, criminal, etc.

Ele pode atuar na iniciativa privada ou seguir a carreira jurídica, atuando como juiz, promotor, defensor público ou delegado de polícia. A maioria destas carreiras dispensa o exame da ordem; a seleção é feita através de concursos públicos. A exceção é a de juiz, que exige dois anos de inscrição na OAB.

No Brasil, existem cerca de 1.200 cursos de Direito. No entanto, a qualidade de ensino na maioria deles é bastante precária. Os exames da OAB registram até 90% de reprovações a cada edição. O exame é obrigatório desde os anos 1970 e 75% dos candidatos se submetem a ele ao menos duas vezes antes de lograr aprovação. Os principais motivos são á má qualidade dos bacharelados, mas especialistas identificam escolas bem equipadas, com bom corpo docente, que negligenciam no momento do vestibular, selecionando alunos mal formados no ensino básico, o que prejudica o desempenho acadêmico.

Em 2013, o Ministério da Educação (MEC) determinou o fechamento de 11 mil vagas em todo o país, face aos maus resultados obtidos no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, aplicado a ingressantes e concluintes do nível superior). Portanto, é necessário muito cuidado ao escolher a faculdade.

Faculdade de Direito

Faculdade de Direito (Graduação)

O curso de Direito é generalista, isto é, oferece formação bastante ampla, com ênfase nas ciências humanas. Os três primeiros anos são basicamente teóricos, com aulas de sociologia, filosofia, história, instituições políticas, teoria do Estado, economia, além de disciplinas específicas, como direito civil, constitucional, penal, comercial e medicina forense.

Na parte prática, são feitas simulações de tribunais, em que os estudantes atuam como juízes ou advogados de defesa e acusação. A maior parte das escolas exige uma monografia para a conclusão do curso. Nos anos finais do curso (com duração de oito a dez semestres), os alunos podem escolher disciplinas optativas, que podem indicar a especialização em cursos de pós-graduação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *