Cursos Gratuitos SENAI – Inscrição e Onde Fazer


O SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – foi criado em 1942, com o intuito de formar profissionais para a incipiente indústria brasileira. Na época, o país começava a sofrer um processo de urbanização e produção industrial começava a ocupar mais espaço na economia.


Desde a sua implantação, a instituição se preocupa com a inclusão social e, por isto, oferece, juntamente com o SESI – Serviço Social da Indústria –, cursos gratuitos desde a educação básica (ensinos fundamental e médio) até o ensino técnico, para filhos de trabalhadores de baixa renda.

senai

Cursos Gratuitos SENAI

Além disto, faz parte da política do SENAI a concessão de bolsas de estudos em seus cursos de graduação tecnológica. SESI e SENAI são vinculados às federações das indústrias das unidades da federação e à Confederação Nacional das Indústrias.



Os cursos gratuitos SENAI são oferecidos nos seguintes níveis:

1- Educação básica sequencial, para jovens de até 17 anos

2- Educação básica para jovens e adultos que não tiveram oportunidade de estudar na idade considerada adequada (nas modalidades presencial e semipresencial)

3- Cursos de educação profissional inicial e continuada (cursos livres e rápidos, sem pré-requisitos específicos, presenciais e online, cuja matrícula é facultada inclusive para os estudantes da educação para adultos)

4- Cursos técnicos presenciais (de nível médio) nas seguintes áreas: alimentos e bebidas, automação industrial, calçados, edificações, eletroeletrônica, eletrônica, eletrotécnica, logística e produção, madeira e mobiliário, manutenção automotiva, mecânica e metalurgia, plásticos, química, refrigeração e climatização, saúde e segurança no trabalho, sistemas eletrônicos de transporte sobre trilhos, tecnologia da informação, telecomunicações, têxtil e vestuário e transportes; neste caso, o pré-requisito é a conclusão do ensino fundamental.

cursos senai

Cursos SENAI

Em todos os cursos profissionalizantes, livres ou técnicos, são realizadas palestras, visitas técnicas, aulas práticas em laboratórios, além de noções de cidadania, meio ambiente, saúde e qualidade de vida. Nos cursos de nível médio, a realização de estágio supervisionado é obrigatória para a obtenção do diploma.

Jovens entre 14 e 24 anos podem participar do programa de aprendizagem industrial do SENAI. Eles são contratados como aprendizes por uma empresa associada à instituição e encaminhados a uma das unidades, onde podem optar por diversos cursos gratuitos.

De acordo com a legislação trabalhista, o contrato de aprendiz obedece a regras fixas, como jornada de seis horas diárias e período determinado. Assim, o aluno mantém uma renda mensal enquanto se capacita para o mercado de trabalho.

O SENAI também oferece cursos gratuitos a distância nas áreas de educação ambiental, empreendedorismo, legislação trabalhista, propriedade industrial, segurança do trabalho e tecnologia da informação e comunicação.

Para obter informações sobre abertura de turmas, inscrições, pré-requisitos, condições mínimas, etc., os interessados devem procurar uma escola da instituição ou acompanhar as notícias no site www.portaldaindustria.com.br/senai e também nas páginas eletrônicas do SENAI nos Estados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *