Curso Técnico em Edificações – Profissão, Salário e Informações


Os cursos técnicos vêm sendo bastante procurados por estudantes jovens, ou ainda por pessoas maiores de 45 anos. Conheça o curso técnico em edificações e saiba mais sobre a profissão.


Sabemos que os cursos técnicos profissionalizantes ajudam com rapidez na formação e a oportunidade de inserção no mercado de trabalho fazem desta a melhor opção para quem deseja se profissionalizar.

Dentre os cursos técnicos disponibilizados pelas instituições, alguns já são considerados as “profissões do futuro”, ou seja, as que demandarão mais profissionais, durante os próximos anos. Dentre estes cursos está o Técnico em Edificações.

Curso Técnico em Edificações



Curso Técnico em Edificações

Ligado diretamente à área da Construção Civil, a qual permanecerá aquecida ainda por muitos anos à frente, o curso Técnico em Edificações visa formar um profissional capaz de atuar em diversas áreas da Construção, dentre elas escritórios de construtoras, empreiteiras e engenharias; canteiros de obras; como topógrafo e ainda como desenhista de sistemas elétricos e hidráulicos, no setor estrutural.

As principais funções deste profissional são: realizar levantamentos topográficos e  planialtimétricos; desenvolver e legalizar projetos de edificações, auxiliando os engenheiros civis; planejar e orçar suprimentos; supervisionar canteiros de obras; treinar mão de obra e realizar o controle tecnológico de materiais e solo.

técnico em edificações

Quanto ganha um técnico em edificações?

Quanto à faixa salarial, um técnico em edificações em início de carreira pode receber, em média, R$1.500,00 mensais. Entretanto, para profissionais com a carreira já consolidada, este valor pode subir para R$3.500, aproximadamente.

Assim como todo curso técnico, o Técnico em Edificações possui estágio curricular obrigatório de 400 horas. A carga horária total do curso é de 1.600 horas.

A grade curricular conta com disciplinas práticas e teóricas. Dentre as principais matérias abordadas durante o curso, destacam-se as seguintes:

  • Laboratórios de Construção Civil
  • Esquadrias
  • Formas
  • Alvenarias e Revestimentos
  • Instalações Hidráulicas
  • Instalações Elétricas
  • Pintura
  • Laboratório de Materiais de Construção
  • Laboratório de Mecânica dos Solos
  • Laboratórios de Informática

Vale salientar que um Técnico em Edificações deve dominar softwares de desenho e modelagem arquitetônicos. O mais utilizado por empresas da área é o AutoCAD, o qual – inclusive – é abordado em detalhes durante as aulas de informática do curso.

Onde Fazer o Curso Técnico em EdificaçõesTécnico em Edificações

O Curso Técnico em Edificações é oferecido em diversas escolas técnicas, tanto particulares quanto públicas. Uma boa saída para quem deseja ingressar no curso e está com o orçamento curto é pleitear uma vaga nas escolas técnicas federais ou estaduais. Confira abaixo as infos para contato das duas principais instituições que oferecem o Técnico em Edificações, de forma gratuita!

Centro Paula Souza – Governo do Estado de São Paulo
Mais informações: http://www.cps.sp.gov.br

CEFET – Centro Federal de Educação Tecnológica – Nível Nacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *