Curso Superior de Teologia das Religiões – Informações


Os cursos de teologia, de uma forma geral, trazem ao aluno a profundidade sobre as religiões. Algumas dão ênfase à análise sociológica e antropológica das religiões, enquanto outras enfocam o estudo dos textos sagrados.


O curso tem uma duração média de quatro anos, como muitos outros oferecidos pelas universidades públicas ou privadas espalhadas pelo país. O teólogo se dedica a estudar todas as religiões e as suas influências sobre a sociedade.

Cabe a este profissional pesquisar a história, os fenômenos e as tradições religiosas, além de interpretar textos sagrados, doutrinas e dogmas religiosos, fazendo associações com outras ciências humanas e sociais, como antropologia e sociologia, identificando as relações entre a religião e as diferentes culturas e grupos sociais.

50 Artigos - Web Seo 16-07-16 -29



Como é o Curso de Teologia?

Cada universidade tem uma abordagem, dando ênfase em alguns pontos, enquanto outras preferem abordar outros.

O curso de Teologia da PUC de São Paulo, por exemplo, aborda as questões relacionadas às etnias, de modo especial as afrodescendentes em disciplinas como Teologia das Religiões, História da Igreja no Brasil, História da Igreja na América Latina, Pastoral de Conjunto, e Missiologia.

O curso forma bacharéis capacitados a viver um testemunho qualificado da fé cristã.

Os alunos podem ou não ter uma formação filosófica para ingressar no curso e contam com professores especializados e comprometidos com o projeto da universidade.

Onde Fazer o Curso de Teologia?

Existem muitas universidades espalhadas pelo Brasil que oferecem a Teologia como opção de curso. São mais de 120 as instituições autorizadas pelo MEC a oferecer bacharelado ou licenciatura tanto no modo presencial quanto a distância.

O curso da PUC de São Paulo está entre um dos melhores do país.

50 Artigos - Web Seo 17-07-16 sem texto -29

Onde um Teólogo pode Trabalhar?

O teólogo tem diversos campos de atuação no mercado de trabalho. O novo profissional pode escolher atuar com:

  • Consultorias, ou seja, assessorar pessoas ou organizações que tenham a religião como base do seu trabalho;
  • Ensino, ou seja, tornar-se professor de ensino religioso, dando aulas em escolas de ensinos fundamental e médio;
  • ONGs, ou seja, orientar grupos religiosos em instituições que fazem trabalhos sociais com crianças, adolescentes, adultos ou idosos;
  • Pesquisa, ou seja, estudar o fenômeno religioso e sua relação com as pessoas, com a cultura e os diferentes povos;
  • Sacerdócio, ou seja, ser um padre ou pastor.

Mercado de Trabalho para o Profissional

Se você tem a ideia que quem faz faculdade de Teologia se torna apenas o padre que reza a missa aos domingos, você está enganado e precisando rever os seus conceitos.

Esse é o objetivo de muitos estudantes, mas não de todos e o espaço no mercado em outras áreas é bastante tentador.

É possível trabalhar com a evangelização e a promoção humana em obras educativas, assistenciais e de saúde, tanto no Brasil quanto no exterior. Atuar como capelão em hospitais e assessorias comunitárias juntamente com as Forças Armadas.

Empresas com a Petrobrás, também buscam teólogos para dar apoio espiritual às equipes que trabalham nas plataformas marítimas.

O mercado editorial caiu bastante, mas no que diz respeito aos livros religiosos, este mercado teve um crescimento, então essa demanda de mercado exige profissionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *