Curso de Manicure Profissional


Cada vez mais pessoas recorrem a serviços de estética. Um curso de manicure pode representar autonomia financeira.


O objetivo de um curso de manicure é capacitar profissionais para atuarem em salões de beleza, clínicas de estética e também como autônomos – existem inclusive franquias de serviços de manicure, que fornecem os equipamentos necessários para o embelezamento das unhas de acordo com as normas de biossegurança vigentes no Brasil, que é o segundo maior consumidor de esmaltes do mundo, perdendo apenas para os EUA.

O curso de manicure está classificado na categoria “livre”, isto é, sem pré-requisitos estabelecidos pelo Ministério da Educação. Por isto, cada escola define a carga horária, métodos e técnicas que serão abordados nas aulas. Muitos fabricantes e revendedores de produtos de beleza oferecem cursos – inclusive gratuitos –, em geral condicionados à compra de cosméticos e equipamentos, como alicates e tesourinhas.

curso de manicure



Seja como for, o futuro profissional vai precisar montar seu kit de trabalho, especialmente se pretender atuar como microempreendedor. Se for este o caso, deve-se procurar um curso de manicure que forneça noções de gestão, administração financeira, marketing, atendimento ao cliente, etc. O manicure pode iniciar suas atividades atendendo em domicílio e posteriormente montar seu próprio negócio físico.

Curso de Manicure

Muitos salões escola em todo o país oferecem o curso de manicure em duas etapas: primeiramente, são apresentados os aspectos teóricos da profissão; em seguida, os alunos treinam as técnicas aprendidas nos clientes do salão (cujos preços são bem mais baixos, em comparação aos salões particulares), sob a supervisão de professores e monitores. É uma forma rápida de qualificar-se e obter uma nova profissão, e sempre existe a possibilidade de contratação pela própria escola, especialmente para os que mais se destacam nas atividades.

Outra boa opção são os cursos oferecidos pelo SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Em São Paulo, a carga horária é de 160 horas. O curso de manicure aborda anatomia, fisiologia e patologias da pele e das unhas, esterilização dos instrumentos, identificação de dermatoses, processos alérgicos, primeiros socorros (procedimentos em caso de acidentes), técnicas de embelezamento (uso correto da lixa, modelagem de cutícula, manicure a seco, aplicação de esmaltes, inclusive com máquinas automáticas) e ergonomia para a proteção da saúde do profissional e aspectos legais.

curso de manicure

Existem cursos mais rápidos, realizados entre quatro e 15 horas. É o caso, por exemplo, do aprendizado de técnicas específicas, para quem já tem noções de manicure e quer obter mais recursos. É o caso da carga dupla (decoração das unhas com motivos florais e geométricos), alongamento de unhas (com gel, porcelana e unhas postiças), decoração (francesinhas, marmorizados, unhas infantis, temáticos, flores e borboletas e noivas).

O importante é garantir a habilidade manual e estar atento às questões de segurança e ética, para manter a qualidade e saúde das unhas dos clientes e, assim, fidelizá-los.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *