Curso de Eletrônica – Onde Fazer? Salário e Mercado de Trabalho


A eletrônica é uma área que se renova a cada dia e um curso na área pode ser o início de uma profissão bem sucedida. A eletrônica está presente no dia a dia de todos. Acender uma lâmpada, ligar a TV, conectar-se à internet, tomar o elevador, tomar o transporte público, acionar o carro. Para tudo, componentes eletrônicos são colocados em funcionamento.


É um fato tão rotineiro que raramente nem lembramos que ela existe, a menos quando um equipamento ou aparelho deixa de funcionar. Então entra em cena o profissional de eletrônica, especializado em diversos cursos – dos cursos livres, que ensinam o básico, a graduações e especializações universitárias.

curso de eletrônica

Curso de Eletrônica

Quem gosta do mundo dos circuitos e leds pode encontrar em um curso de eletrônica o início de uma profissão rentável e sempre em renovação. Para quem está iniciando, existem cursos de comandos eletrônicos, eletricidade predial, informática, manutenção de equipamentos domésticos (eletrodomésticos, micro-ondas, refrigeradores, etc.), eletrônica automotiva, etc.



É possível encontrar opções presenciais e online (algumas delas gratuitas), além do download de apostilas e vídeos para a atualização das técnicas e renovação dos conhecimentos. Muitos cursos online condicionam a matrícula à aquisição de kits com componentes, ferramentas e instrumentos.

Muitas vezes, este material é bastante útil, não apenas para o acompanhamento das aulas, mas também para o início das atividades profissionais. No entanto, é preciso pesquisar diversas escolas, para verificar se o valor é compatível com o mercado. Pode ocorrer de se tratar de venda casada, o que é proibido pelo código de defesa do consumidor.

eletrônica

O Curso Técnico de Eletrônica

O curso técnico em eletrônica é de nível médio (algumas escolas exigem que os alunos já tenham concluído a educação básica; isto varia de acordo com a legislação de cada Estado). O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), por exemplo, oferece o curso em 1.200 horas de aula.

Trata-se de um curso bastante completo, que aborda eletricidade (circuitos, tensão, corrente, comandos elétricos, fontes alternativas de energia, etc.), eletrônica analógica, desenho técnico, informática, técnicas digitais, análise de circuitos, desenho de circuitos eletrônicos por CAD (computer aided design, ou desenho auxiliado por computador), automação hidráulica, automação pneumática, redes de comunicação de dados, instalação e reparação de circuitos, técnicas de programação, eletrônica industrial, arquitetura de microcomputadores, projetos, sistemas de produção e qualidade, máquinas e instrumentos controlados por comando numérico computadorizado e robótica.

Além disto, o curso de eletrônica fornece noções de estrutura organizacional de empresas (administração, gestão de RH, legislação, normas de previdência, orçamento, administração estratégica, legislação ambiental, gerenciamento de resíduos e prevenção e controle da poluição). São informações úteis para quem pretende abrir seu próprio negócio ou trabalhar como empreendedor individual.

Os estudos podem ser continuados com graduações tecnológicas (automação industrial e residencial, tecnologia da informação, redes de computadores, eletrotécnica, etc.). São cursos com duração de quatro a seis semestres. Várias modalidades de engenharia também contemplam a área.

Um comentário em “Curso de Eletrônica – Onde Fazer? Salário e Mercado de Trabalho

  1. sempre fui fascinado pela eletronica mas, a vida profissional nao permitia adentrar nessa área, nesse momento estou aposentado e com tempo pra isso, sou bacharel em ciencias contabeis e quero fazer esse curso;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *