Curso de Direito à Distância – Onde Fazer? Tem Diploma?


Você tem vontade de fazer uma faculdade, mas esbarra em algumas dificuldades, como tempo e dinheiro? Já pensou em procurar universidades que oferecem cursos à distância? Conheça o curso de direito a distância.


Os custos são mais em conta do que nas universidades tradicionais com aulas presenciais e você pode participar de aulas online e fazer os trabalhos de casa mesmo. E para quem ainda tem dúvidas, o diploma de Ensino à Distância (EAD) e o presencial tem o mesmo valor em todo o território nacional.

Ainda não existem cursos superiores de Direito à Distância reconhecidos pelo MEC, porém existem algumas opções para quem tem o desejo de seguir na carreira, são os cursos de tecnólogo relacionados ao Direito que são oferecidos à distância.

curso de direito a distância



Como é o curso de Direito à Distância?

Basicamente, o Direito é uma ciência especializada na aplicação de normas jurídicas vigentes em um país, organizando assim as relações entre as pessoas em sociedade.

O curso em si enfatiza as Ciências Humanas. No início, os conteúdos são bastante teóricos e mais generalistas. Após três anos, direciona-se mais para as práticas, onde começa a se definir com mais clareza a carreira que o indivíduo irá seguir, optando por disciplinas específicas e estágios obrigatórios, além da monografia.

Onde fazer o curso de Direito à Distância?

Algumas universidades à distância com reconhecimento do Ministério da Educação, tanto na rede privada, quanto na rede pública que você pode fazer um curso de tecnólogo voltado para a área do Direito ou então, escolher outro curso superior se o seu desejo for prestar concursos públicos e posteriormente ou juntamente, escolher um tecnólogo.

  • Centro Educacional Anhanguera (Anhanguera);
  • Universidade Estácio de Sá (UNESA);
  • Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).
  • Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP);
  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR);
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Os cursos voltados para a área do Direito oferecidos por estas instituições são de: Serviços Penais, Segurança Pública ou Gestão Ambiental. Todos eles duram em média dois anos, são reconhecidos pelo MEC e tem uma boa inserção no mercado de trabalho.

curso de direito a distância

Onde o profissional pode trabalhar?

Todo o profissional é encaminhado ao mercado voltado a sua especificação. No caso dos tecnólogos voltados ao Direito, citados acima, a atuação de mercado se dá no sistema prisional, ONGS de inserção de presos na sociedade, polícia, segurança pública, segurança ambiental, gestão ambiental e tudo o que envolve estas áreas.

Quem optou por cursar a faculdade de Direito, tem os seguintes campos para atuação: a advocacia e suas subáreas, como Direito do Consumidor, Direito Penal, Direito Constitucional, Direito Internacional, Direito Eleitoral, Direito Processual, Direito Empresarial, Direito Civil, entre outras.

Também é possível optar pela carreira jurídica, onde as opções são se tornar advogado público, juiz, promotor de Justiça ou delegado de polícia.

Mercado de trabalho para o profissional

O mercado de trabalho é bastante propício para os tecnólogos, pois eles são preparados especificamente para o mercado que estarão atuando e esse fato conta pontos extras na hora de uma entrevista.

Uma pesquisa da FGV realizada ainda em 2010, apontou uma empregabilidade de mais de 90% para esse grupo de pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *