Curso de Corretor de Imóveis – Como é a Profissão, Quanto Ganha?


Para intermediar a negociação de casas e prédios, é preciso fazer o curso de corretor de imóveis.


Corretagem imobiliária é uma profissão que exige formação específica. As opções são o bacharelado em Ciências Imobiliárias (duração de quatro anos), os cursos técnicos em Gestão Imobiliária (dois anos) e Transações Imobiliárias (um ano) ou prestar o exame de proficiência, cuja aprovação permite a fundação de uma corretora de imóveis. Seja qual for o curso, no entanto, o profissional necessita se credenciar no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis).

As principais características do corretor de imóveis são o gosto pelas vendas, bom inter-relacionamento pessoal (carisma, bom humor, paciência e dedicação), argumentação e capacidade de convencimento. Ética e responsabilidade são fundamentais para se manter na ativa.

corretor de imóveis



Curso de Corretor de Imóveis

Como o salário não é fixo, mas baseado em comissões (que variam entre 5% e 8% do valor do imóvel comercializado), é preciso manter a vida financeira bem organizada, para fazer frente a períodos sem vendas. No momento, no entanto, o setor está aquecido e tende a se manter assim, graças aos investimentos imobiliários resultantes das obras para a Copa do Mundo FIFA e as Olimpíadas.

Cursos Técnicos de Gestão e Transações Imobiliária

Gestão Imobiliária e Transações Imobiliárias são cursos pós-nível técnico, oferecidos em nível presencial e semipresencial (avaliações e algumas outras atividades devem ser realizadas em sala de aula). Antes da matrícula, é preciso verificar se a escola está inscrita na Secretaria de Educação local. Os alunos estudam organização e técnicas comerciais, direito e previdência, operações imobiliárias, desenho arquitetônico e noções de construção civil, matemática financeira, relações humanas, comunicação e expressão, marketing e economia, além de disciplinas como filosofia, psicologia, sociologia e informática.

Alunos egressos de cursos técnicos (como Contabilidade ou Administração) podem solicitar a dispensa de algumas disciplinas cursadas do nível médio. Para obter a certificação de conclusão, é preciso realizar um estágio supervisionado de 130 horas, em uma imobiliária ou corretor de imóveis autônomo devidamente credenciado junto ao CRECI. Em geral, as próprias escolas encaminham os alunos para o estágio.

Corretor de Imóveis

Carreira de Corretor de Imóveis

É uma formação mais ampla, que dá direito a seguir a carreira acadêmica, com cursos de especialização em administração ou marketing, por exemplo. O corretor de imóveis de nível superior, além de intermediar as vendas, também presta consultoria para órgãos privados e públicos e auxilia a planejar a aquisição de terrenos para incorporação.

O curso de Ciências Imobiliárias tem duração de oito semestres e aborda língua portuguesa, matemática financeira, estatística, administração, contabilidade, direito e legislação, pesquisa de mercado e economia. Outro curso de nível superior que oferece a mesma especialização é o de Gestão de Serviços e Negócios. Algumas faculdades disponibilizam graduação tecnológica, cursada em quatro semestres.

Depois de concluído o curso, o corretor de imóveis pode solicitar seu registro no CRECI, com o qual pode dar início às suas operações de corretagem.

2 comentários em “Curso de Corretor de Imóveis – Como é a Profissão, Quanto Ganha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *