Curso de Bombeiro Civil: Como se Tornar Bombeiro?


A maneira correta de agir em situações de emergência: é isto que se aprende em cursos de bombeiro civil.


São atividades livres (sem supervisão do Ministério da Educação) de nível médio ou superior, de caráter profissionalizante: os cursos de bombeiro civil qualificam pessoal para atuar em incêndios e outras situações de emergência, em que sejam necessárias a prestação dos primeiros socorros (suporte emergencial à vida), coordenando o abandono de áreas de risco de forma segura.

Este profissional também controla os equipamentos de segurança, zelando por sua conservação e manutenção, e também desenvolve atividades de prevenção, verificando a estocagem e transporte de produtos perigosos, inspecionando locais de risco (para minimizá-los ou eliminá-los) e identificando rotas de fuga em caso de sinistros. O bombeiro civil também participa da regularização de imóveis e terrenos, atendendo a normas técnicas estabelecidas pelos organismos de controle.

bombeiro civil



Curso de Bombeiro Civil

De acordo com a legislação brasileira, os bombeiros civis são classificados como “de nível básico”, quando apenas combate o fogo; “líder” (comandante de guarnição), quando é formado para a prevenção e combate em cursos de bombeiro civil equivalentes ao nível médio; e “mestre” – formado em Engenharia, com especialização (pós-graduação) em combate. Os profissionais de nível superior são os responsáveis pelos departamentos de combate e prevenção.

Cursos de bombeiro civil abordam normas, legislação e documentação que deve estar disponível para as inspeções, teoria do fogo, tipos e fases de incêndio, métodos de extinção, análise de riscos gerais e específicos, cuidados com produtos perigosos (tóxicos, corrosivos, etc.), procedimentos em emergências terrestres (elevadores, helipontos, escadas rolantes, etc.), utilização de equipamentos de proteção pessoal, etc.

Nos primeiros socorros, o bombeiro civil atua também em outras emergências, como infartos do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais, crises hipo e hipertensivas, partos, resgate de pessoas acidentadas, choques, traumas, hemorragias e fraturas, etc.

Por lei, podem atuar na iniciativa pública e privada (inclusive nas corporações do Corpo dos Bombeiros, vinculado à Polícia Militar). Todas as empresas e edifícios públicos e comerciais devem manter bombeiros civis (cuja carga horária é de 36 horas semanais) durante todo o período de expediente (o serviço pode ser terceirizado). Edifícios residenciais devem capacitar funcionários de seu quadro de pessoal para fazer frente às eventuais emergências.

Na prestação de primeiros socorros, o bombeiro civil atende às determinações da norma NBR 14.608/07, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, cujo protocolo visa minimizar sofrimentos e sequelas das vítimas e entregá-las ao socorro médico nas melhores condições possíveis.

Quem se interessa pela área pode começar com um curso livre (cursos de bombeiro civil são ministrados pelo Corpo de Bombeiros, SENAC, SENAI, SENAT e por diversas escolas particulares). Com a certificação, já é possível se candidatar como bombeiro de nível básico. O importante é continuar se especializando e sempre fazer os cursos de atualização – são obrigatórios por lei.

14 comentários em “Curso de Bombeiro Civil: Como se Tornar Bombeiro?

    1. Bom dia.

      POderiam vcs por favor me passar maiores detalhe do curso.
      Como inicio do curso,os horarios disponiveis, locall do curso etc.
      Obrigado

  1. Boa noite gostaria de fazer o curso de bombeiro civil qual o limite de idade para fazer o curso gratuito.

  2. queria mais informações sobre o curso de bombeiro civíl.
    preço, quanto tempo de curso, onde fazer ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *