Curso de Barman


Os cursos de barman formam profissionais para a gastronomia e também para quem quer impressionar os amigos.


Uma bebida saborosa, com aparência atraente e servida no copo certo – e limpo – impressiona qualquer cliente (ou os colegas nas festas de sábado). Por isto, a demanda dos bares, hotéis e restaurantes por bons profissionais está sempre em alta. Um curso de barman (ou bartender) melhora as técnicas e apresenta novas formas de preparo. É uma rápida maneira de profissionalização.

Não há registros sobre a origem da profissão, mas acredita-se que ela seja tão antiga como as tavernas da Idade Média Europeia. Ao que parece, desde que foi criado o primeiro balcão de bebidas alcoólicas, surgiu a necessidade do barman – mesmo que os pioneiros tenham sido os próprios donos dos estabelecimentos.

curso de barman



Curso de Barman Básico

Um curso de barman básico deve apresentar a coquetelaria nacional e internacional, com a inclusão do uso de fermentados e destilados, decoração de drinks, equipamentos necessários e montagem de bares (em muitos eventos, é necessário montar o bar no salão ou encontrar uma forma de personalizar as instalações já existentes).

Curso de Barman Contemporâneo

Também chamado de mixólogo, este profissional se caracteriza por seus conhecimentos sobre bebidas, podendo criar novos aromas, sabores e consistências para os drinks, o que ajuda a personalizar os bares. No Brasil, geralmente são contratados por fabricantes das bebidas, e não diretamente pelos estabelecimentos gastronômicos.

Curso de Barman Freestyle

Faz o mesmo serviço dos demais, mas aprende técnicas de malabarismo, pirofagia, acrobacia e até mágica, para utilizá-las durante a mistura das bebidas. Estes profissionais se tornam uma atração nos estabelecimentos, podendo atrair mais clientes, de acordo com os truques circenses que dominam. É preciso muito equilíbrio para preparar os drinks e, em caso de pirofagia, pesquisar muito bem as escolas e bares em que irão atuar, pois podem ser responsabilizados civil e criminalmente, em caso de acidentes.

barman

Curso de Barman Master

Já nos chamados cursos master, os estudos são aprofundados: os alunos são apresentados a técnicas de administração e marketing, planejamento e gestão de vendas, gestão de RH, teoria e prática de bebidas e coquetelaria internacional além das responsabilidades inerentes à atuação dos bartenders, como o atendimento a clientes – inclusive os mais exigentes ou que apresentam comportamento inadequado.

Além destes cursos de barman, escolas de renome oferecem palestras e workshops com técnicas específicas para o uso de diversas bebidas, como vodka, uísque, vinho, etc. Além disto, há cursos dirigidos ao atendimento de públicos específicos: estudantes (público jovem), executivos, casais, etc.

Muitos sites oferecem receitas de drinks criativos e o Youtube relaciona diversos vídeos postados por profissionais com a apresentação da escolha e preparo das bebidas, sucos, refrigerantes e energéticos. É possível acompanhar também a atuação dos “freestyles”. Para quem se interessa pela área, vale a pena assistir ao menos a alguns.

2 comentários em “Curso de Barman

  1. Gostaria de saber como me inscrever para o curso de Barman, valores, horários, local da instituição de ensino em Salvador Ba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *