Curso de Barista: Profissão, Salários e Oportunidades


Uma profissão em alta: cada vez mais pessoas frequentam cafés com produtos especiais. Conheça os cursos de barista.


Foi-se o tempo em que o cafezinho era apenas de coador ou, no máximo, um expresso. Hoje, cursos de baristas descobrem novos aromas e sabores. São aulas que vão desde o modo correto de despejar a água quente sobre o café, até a torragem de grãos, ministradas em cafeterias e cursos de drinks, com várias especializações. Em alguns países, como França e Itália, são oferecidos cursos de graduação e pós-graduação para baristas.

Os cursos de barista são indicados para quem quer passar um bom cafezinho pela manhã, quer causar boa impressão entre os amigos, mas principalmente para quem quer obter destaque em uma profissão atraente e valorizada atualmente. A cada dia, surgem novas receitas que parecem eclipsar o bom e velho pingado da padaria. Aliás, as padarias já oferecem diferentes opções para seus clientes, em uma guerra mercadológica para abocanhar faixas de mercado cada vez maiores.

Curso de Barista



Profissão de Barista

A profissão no Brasil é relativamente recente. Em geral, balconistas de padarias e bares respondem pelo atendimento aos clientes e pelo preparo dos cafés – expressos ou de coador –, em geral, sem qualquer aprendizado anterior. Na Europa, no entanto, o barista é um profissional de destaque, secularmente conhecido.

Na Itália, por exemplo, cafés são servidos como verdadeiras iguarias ao menos de 1570, quando a bebida foi introduzida em Veneza. Inicialmente, ela era interditada aos cristãos, porque o café era identificado com a cultura muçulmana. A liberação coube ao papa Clemente VII (1536-1592), que experimentou a bebida e certificou-se de suas propriedades estimulantes.

Nos EUA, o barista é um personagem comum. Em geral, o café é servido em pequenos estabelecimentos, preparado pelo proprietário, com receitas que passam de pai para filho. Inúmeras redes de lanchonetes e restaurantes, porém, têm investido na produção de cafés exclusivos.

Curso de Barista

Onde Fazer um Curso de Barista

O objetivo dos cursos de barista é apresentar técnicas específicas de preparo, utilização de utensílios e máquinas profissionais, formas de distinção entre os diversos produtos disponíveis no mercado, grãos mais adequados para cada tipo de bebida, técnicas de coquetelaria, vaporização do leite, etc.

O café não deve ser apenas degustado, mas também admirado. Para isto, os cursos de barista abordam técnicas de produção e serviço de alimentos, o que garante um diferencial para o ponto de venda. Entre outras escolas, o SENAC (Serviço Nacional do Comércio), oferece o curso de barista (para jovens maiores de 18 anos, com ensino fundamental completo). Os centros de formação em gastronomia são especialmente indicados para quem quer se dedicar a este trabalho.

Curso de Barista

Além dos cursos de barista, empreendedores podem ser beneficiar aprendendo técnicas de degustação de cafés, latte art (arte com leite – ou creme: desenhos na superfície da bebida) e mesmo consultorias para cafeterias. Vale lembrar: um bom barista, se quiser abrir seu próprio negócio, precisa aprender técnicas de gestão.

4 comentários em “Curso de Barista: Profissão, Salários e Oportunidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *