Curso de AutoCAD


É um programa para o desenvolvimento de peças em duas e três dimensões. Os cursos de AutoCAD qualificam profissionais para o mercado de trabalho.


O AutoCAD, desenvolvido pelo Autodesk, está no mercado desde 1982. Trata-se de um software do tipo CAD (computer aided design, ou desenho auxiliado pelo computador). É bastante utilizado em engenharia (civil, mecânica, elétrica, etc.), arquitetura e design de interiores e, como é compatível com as plataformas Windows e McIntosh, tornou-se bastante popular. Qualquer profissional destas áreas precisa conhecer o programa, além de desenhistas técnicos e industriais; portanto, cursos de AutoCAD são fundamentais para a inserção e também para o sucesso no mercado de trabalho.

O software possui ferramentas que permitem criar, capturar, conectar e apresentar projetos, trabalhar em parceria com outros desenhistas (arquivando os projetos na nuvem da Autodesk). Na finalização, a renderização dos arquivos permite obter arquivos eletrônicos que ocupam pouco espaço no disco rígido.

Quem pretende se iniciar no AutoCAD deve procurar cursos de projetos em 2D, ao final dos quais deve ser capaz de criar desenhos bidimensionais (com apoio de ferramentas do desenho técnico), familiarizar-se com o ambiente e preparar-se para trabalhar com projetos em 3D – simulações de ambientes, de uma sala a um viaduto, na tela do computador. Uma boa dica para escolher a escola é verificar se os cursos de AutoCAD oferecidos recebem a chancela da Autodesk.



curso de autocad

Curso de AutoCAD 2D e 3D

No curso inicial de AutoCAD 2D, os alunos aprendem a configurar o ambiente de trabalho, navegar pela interface do software, abrir e fechar arquivos, criar objetos básicos com o sistema de coordenadas, organizar, alterar controlar e obter informações sobre as propriedades dos objetos, modificar a partir do tamanho, forma e orientação geométrica, criar efeitos visuais, configurar plotter ou impressora e o tamanho da página e criar desenhos em PDF (que podem ser abertos em qualquer computador).

O segundo passo é um curso de AutoCAD 3D. Com os recursos já aprendidos anteriormente, os alunos aprendem a inserir uma câmera no projeto, simular voos sobre os modelos, criar arquivos de animação, inserir luzes e sombras, (inclusive simulando a variação da incidência da luz solar sobre o objeto) e explorar os recursos adicionais da edição 2013 do AutoCAD.

Cursos de AutoCAD são classificados como livres, isto é, não demandam pré-requisitos para a matrícula. A maioria das escolas, no entanto, sugere que os candidatos tenham familiaridade com o computador (abrir, salvar e renomear arquivos e diretórios e conhecer formatos de arquivos) e boas noções de desenho técnico. O SENAC (Serviço Nacional do Comércio) exige idade mínima de 16 anos e ensino médio em curso.

Alguns cursos de AutoCAD online (existem opções gratuitas) são úteis para familiarizar o candidato com o programa e suas ferramentas. Eles podem ser o primeiro passo para quem pretende explorar os recursos do software e inscrever-se em um curso presencial com noções mais sólidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *