Curso de Arquitetura – Melhores Faculdades, Profissão e Salários


Implantado em 1928 pela Escola de Belas Artes (SP), o curso de Arquitetura é uma das carreiras mais tradicionais.


A arquitetura é a arte ou técnica de projetar e edificar o ambiente habitado pelo ser humano. Assim, ela trata da organização dos espaços internos e externos e de seus elementos, seguindo critérios de estética, conforto e funcionalidade. O arquiteto planeja e executa construções e reformas de edifícios, gerenciando custos, organizando o material e mão de obra que serão utilizados, valorizando recursos de iluminação e ventilação. Ao lado do engenheiro (civil, elétrico, etc.), acompanha todos os passos da construção, do desenvolvimento da planta à escolha dos acessórios de acabamento.

Arquitetura

Curso de Arquitetura

Como urbanista – e a maioria dos cursos oferece as duas formações, arquitetura e urbanismo – planeja o espaço urbano, considerando o crescimento demográfico, os recursos disponíveis e o mobiliário. Também pode atuar como arquiteto de interiores, dedicando-se à decoração de ambientes, sempre seguindo critérios funcionais e estéticos. Por fim, pode criar objetos e sinalizações, na área de comunicação visual.



O bacharel em Arquitetura pode especializar-se em paisagismo, tornando-se responsável pela criação, planejamento, execução e manutenção de micro e macropaisagens (urbanas ou não), como parques, praças e ambientes públicos. A paisagem é vista como um objeto a ser construído, assim como casas e edifícios.

Faculdade de Arquitetura

O arquiteto e o engenheiro civil intervêm no meio ambiente através de construções. Enquanto o engenheiro civil é responsável pelo cálculo estrutural e pelas obras de infraestrutura, o arquiteto tem exclusividade no planejamento urbano e regional, na conservação e manutenção de monumentos e do patrimônio cultural.

Faculdade de Arquitetura

Quem pretende cursar Arquitetura deve se preparar em cursinhos sobre linguagem arquitetônica e raciocínio espacial. A maioria dos vestibulares aplica provas específicas para a seleção dos candidatos – e estas informações não fazem parte do currículo do ensino médio. Além disto, é preciso ter boas noções de desenho (manual e eletrônico), matemática e física, disciplinas muito exigidas durante o curso.

O bacharelado em Arquitetura e Urbanismo tem duração de oito semestres. A formação é bastante ampla, com aulas teóricas sobre a história da arte e da arquitetura, engenharia de estruturas, tecnologia arquitetônica, desenho técnico e artístico, matemática e física. Em algumas universidades, o enfoque é mais humanístico, enquanto outras dão ênfase aos aspectos da construção e reforma.

Curso de Arquitetura

Os cursos também oferecem bons conhecimentos sobre gestão de recursos e de pessoal, urbanismo e infraestrutura, projetos e instalações prediais, etc. É importante lembrar que o futuro arquiteto terá de gerenciar a obra em todos os seus aspectos, e não apenas em pequenos detalhes.

Durante o curso, são desenvolvidos diversos projetos individuais e em grupo, para a confecção de planos de desenho (manuais e eletrônicos), projetos artísticos e maquetes arquitetônicas, que podem consumir até 20% do total das aulas. O último ano do curso de Arquitetura geralmente é dedicado ao TCC (trabalho de conclusão do curso), composto por uma monografia e uma parte prática.

Mais artigos sobre o tema:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *