Curso de Administração


administraçãoAdministração é a arte de gerir empresas, pessoas, negócios e finanças. Cursos de administração são oferecidos em diversos níveis.


A administração é uma das carreiras profissionais mais antigas. Afinal, desde que o primeiro mercador passou a oferecer seus bens, mesmo que no regime de escambo – a troca por outros produtos – foi necessário organizar o negócio para obter lucro, satisfazer o cliente, quitar compromissos, planejar novos empreendimentos. Assim surgiram as primeiras técnicas e, com elas, os primeiros cursos de administração.

No Brasil, administração é uma profissão reconhecida como de nível superior e uma das carreiras mais tradicionais – e concorridas – nas instituições de ensino. Além do curso clássico de Administração de Empresas, ao longo do tempo surgiram diversas formações específicas, como Comércio Exterior, Gestão Ambiental, Relações Internacionais, Controle e Automação, Produção, Gestão Financeira, Hospitalar, de Recursos Humanos, Logística e Marketing, em bacharelados e graduações tecnológicas.

Mas os cursos de administração não se resumem ao ambiente acadêmico: um dos mais populares cursos técnicos, no Brasil, é o técnico em Administração (equivalente ao nível médio) e muitas escolas virtuais e presenciais oferecem cursos livres (sem supervisão do Ministério da Educação, nem carga horária predefinida).



Cursos Técnicos de Administração

Algumas escolas exigem, para a matrícula no curso técnico de Administração, que os candidatos tenham completado ao menos o primeiro ano do ensino médio. É o caso, por exemplo, do SENAC (Serviço Nacional do Comércio). A legislação varia de Estado para Estado. Muitas redes de ensino permitem a inscrição para o vestibulinho a alunos que apenas completaram o ensino fundamental.

O técnico em Administração trabalha, como auxiliar ou assistente, em todas as áreas da empresa, utilizando pesquisa, análise, avaliação de indicadores e informações, para tornar os processos mais ágeis e eficientes e também para identificar pontos que estão prejudicando a qualidade do serviço. Por exemplo, uma indústria pode ter excelentes processos produtivos, mas pecar na compra de material e equipamentos, ou no momento de escoar a produção para distribuidores e revendedores.

Cursos Livres de Administração

Cursos de administração livres são indicados para quem precisa se qualificar em uma área específica, como finanças, RH, gestão ambiental, marketing, logística, etc. Também são indicados, por exemplo, para quem trabalha na área rural, com a produção agropecuária, e precisam se qualificar para obter melhores resultados financeiros, seja em empresas particulares ou em cooperativas.

Estes cursos de administração são mais rápidos e muitos são feitos totalmente online, mesmo durante as avaliações. Enquanto os cursos regulares (de nível médio e superior) possuem carga horária de 800 a 1.200 horas/ aula, os cursos livres vão “direto ao ponto” e muitos deles são cursados em apenas 15 horas.

O SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) disponibiliza diversos cursos de administração para empreendedores, pessoas que têm uma boa ideia, mas não são capacitadas para gerir um negócio: costureiros, banqueteiros, artesãos, etc. Dedicar-se a estes cursos pode significar a manutenção e ampliação do negócio e garantir novas vagas de emprego.

2 comentários em “Curso de Administração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *