Curso Corretor de Imóveis – Como é a Profissão? Como se Tornar?


Você conhece a profissão de corretor de imóveis? Tem interesse em fazer um curso profissionalizante na área? Sabemos que quando alguém pretende vender um imóvel, pode agir de duas formas:


A primeira é fazendo a famosa propaganda “boca a boca”, falando com amigos, familiares e comumente se deparando com as famosas propostas do “precinho camarada”, a outra forma, e com mais chance de acertos nesta transação é buscar a ajuda de um corretor de imóveis.

Curso Corretor de Imóveis

Curso de Corretor de Imóveis

É ele quem irá realizar uma avaliação precisa do seu imóvel e disponibilizar estes dados estruturados para os potenciais compradores.



O corretor de imóveis é um profissional que usará de técnicas precisas, além de conhecimento apurado de mercado que torna mais claro ao comprador as justificativas do preço pedido pelo vendedor para realizar a venda do imóvel.

Como se Tornar um Corretor de Imóveis?

corretor de imóveis

Mas para se tornar um corretor de imóveis, não basta apenas estar atualizado com os preços praticados no mercado, por isso quem deseja ingressar nesta carreira deve imprescindivelmente possuir título de Técnico em Transações Imobiliárias ou diploma de curso superior Sequencial e Tecnológico de Ciências Imobiliárias/Gestão de Negócios Imobiliários em cumprimento a Lei Federal n° 6.530/78

O curso Técnico de Transição Imobiliária tem duração que varia entre 10 e 12 meses. Já o curso superior de Ciência Imobiliárias tem prazo de conclusão de 4 anos ,ou os interessados podem ainda optar pelo curso de Gestão Imobiliária com duração de 2 anos. Ambos os cursos conferem habilitação para atuar no ramo imobiliário como corretor.

O conteúdo programático do curso pode variar de acordo co a modalidade escolhida (Técnico, Superior, Gestão), mas em geral, durante o curso o estudante aprenderá:

  • Conceitos e termos específicos da área de transação imobiliária;
  • As características profissionais que um corretor de imóveis deve possuir;
  • Comunicação e Expressão em Língua Portuguesa;
  • Matemática Financeira;
  • Redação Técnica;
  • Economia e Mercados;
  • Gestão de Negócios Imobiliários;
  • Desenho Arquitetônico e Noções de Construção Civil;
  • Direito, Legislação e Ética.

Muitas Instituições de Ensino já disponibilizam o curso de Corretor de Imóveis também na modalidade Online, o que aumenta as oportunidades para quem deseja realizar o curso, mas não dispõe de tempo para fazê-lo em virtude de outras atividades exercidas no dia-a-dia.

O mais importante e indispensável na hora de escolher o curso de corretor de imóveis é verificar se tanto o curso quanto a Instituição escolhida se encontram de forma regular junto ao MEC (Ministério da Educação e Cultura).

No que tange os cursos superiores é importante enfatizar a diferença entre um curso autorizado pelo MEC, que é quando o curso tem autorização do Ministério para que seja realizado, mas este curso ainda não foi avaliado pelo INEP.

Já os cursos reconhecidos pelo MEC são aqueles que já foram avaliados e receberam ao menos nota mínima para aprovação. Quando um curso é avaliados pelo INEP e não reconhecido, este curso é finalizado pelo órgão e os alunos transferidos para outra Instituição para finalizarem o curso, daí a importância desta verificação antes de iniciar seu curso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *