Como Fazer uma Boa Redação


A redação é a parte mais importante de muitos vestibulares e exames, como o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Por isso, é interessante preparar-se adequadamente para fazer uma boa redação, se a vontade é de se dar bem na prova e garantir uma boa nota final.


Para auxiliar os candidatos, selecionamos um guia prático com dicas de como fazer uma boa redação. Invista parte de seu tempo estudando-as e se preparando para redigir uma redação nota dez!

Dicas para Fazer uma Boa Redação

como fazer boa redação

Busque informações e leia bastante



A melhor maneira de redigir de forma concisa e completa, além de inserir informações realmente relevantes, é lendo diariamente. Vale salientar ainda que grande parte dos exames utilizam atualidades em seus temas de redação. Portanto, estar bem informado pode garantir bons pontos!

Realize cópias de textos argumentativo-dissertativos, o formato mais exigido pelos exames oficiais

As cópias servem como treinamento da estrutura, linguagem, ortografia e pontuação. Antes de iniciar o exercício, leia atentamente e pausadamente o texto escolhido, de modo que tal cópia seja feita de forma consciente e não automática.

Faça duas redações por semana

Como já mencionamos, treinar é imprescindível. Para garantir a produção de uma redação satisfatória, mantenha a rotina de escrever duas redações por semana e, se possível, que sejam avaliadas por um professor, seja do colégio ou do cursinho.

Pesquise os temas anteriores já utilizados nos exames

Outra alternativa de estudar e treinar para a redação, é analisar e exercitar os temas já cobrados nas edições anteriores dos exames. Recomenda-se ainda que sejam escolhidos os temas considerados mais difíceis e desafiadores.

Leia os enunciados cautelosamente e entenda o tema

Usualmente, os enunciados dos temas das redações são longos e complexos, além de muitas vezes virem acompanhados de tirinhas, figuras e imagens. Para entendê-los por completo, leia-os e – simultaneamente – vá rascunhando as possíveis ideias que poderão ser dissertadas durante o texto. Tal análise pode ser definida como uma lista de ideias.

Planeje o texto, organizando as ideias individualmente

Depois de analisar o tema da redação, liste os possíveis argumentos. Para complementar, indique duas propostas de intervenção social e defina como será abordada a conclusão do texto. Separadamente, planeje a introdução: com base nos argumentos escolhidos, defina a ideia central que irá ser defendida em sua redação. É recomendado redigir a redação primeiramente nas folhas de rascunho e, somente depois de finalizá-la, transpassa-la para a folha oficial.

Utilize uma linguagem diversificada

Investir em uma linguagem completa e diversificada é importante. Entretanto, é preciso evitar a utilização de termos muito complexos e rebuscados apenas para impressionar os avaliadores.

Revise o texto com atenção

Após terminar a redação, releia o texto na íntegra. Busque não somente erros de grafia e concordância, mas também de defesa de teses e conceitos. É interessante também revisar a introdução e a conclusão, a fim de confirmar se as ideias escritas estão de acordo com o tema solicitado, bem como com a tese escolhida por você.

Finalize a redação, transpassando-a para a folha oficial

Esta é a última etapa da redação, a qual merece bastante atenção. Transcreva o texto exatamente como está na folha de rascunho, tomando cuidado para não alterar parágrafos, ideais ou palavras. Lembre-se que esta será a cópia avaliada e corrigida!

Utilizando estas dicas você fará uma redação completa, organizada e agradável. No mais, basta se preparar corretamente e aguardar o tema!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *