Como Fazer um Currículo e se Destacar no Mercado de Trabalho


A maneira mais direta e tradicional de se candidatar a uma vaga de emprego, seja para profissionais novos ou experientes, é através do envio de currículos. Entretanto, atualmente há a possibilidade de encaminhar currículos através de meios eletrônicos, como e-mail e formulários de cadastro.


Apesar de todas as mudanças, continua sendo importante fazer o currículo da maneira correta. Um currículo bem estruturado e formatado já garante alguns pontos no processo seletivo.

Confira em nosso artigo algumas dicas de como fazer um currículo. Para facilitar o entendimento, dividiremos as informações por tópicos, em ordem de inserção.

como fazer curriculum



Como Fazer um Bom Currículo para Conseguir Emprego Fácil e Rápido

Dados Pessoais: Os dados que são obrigatórios e que devem constar no documento são apenas o nome completo, data de nascimento, telefones com DDD (residencial/celulares/recados) e endereço completo. Caso a empresa solicite, é válido inserir números de documentos pessoais, como CPF, RG e título de eleitor.

Perfil Profissional: Esta segunda seção é o espaço ideal para o candidato deixar claras as suas intenções. O conteúdo deve possuir, no máximo, 5 linhas – além de ser escrito em terceira pessoa. Resuma suas experiências e objetivos profissionais. Quem busca por oportunidades em cidades diferentes das quais reside, é importante citar neste resumo.

Escolaridade: A escolaridade deve ser inserida com atenção, afinal, é um dos pontos do currículo que mais interessam aos recrutadores. Quem possui Ensino Médio completo deve mencionar o nome da escola e o ano em que o concluir. Já quem possui Ensino Superior/Pós/Mestrado/Doutorado também deve incluir o nome da instituição e ano de formação, porém, descartando as informações sobre o Ensino Médio.

Experiência Profissional: Nesta seção, informe a experiência conquistada ao longo de sua vida profissional. Inicie pelas colocações mais atuais. É preciso destacar o nome da empresa, cargo exercido, funções realizadas, início e término das atividades (no formato mês/ano). Caso existam cargos que não sejam relacionados à vaga pretendida, não é necessário inseri-los.

Formação Complementar: Aqui você deverá mencionar todos os cursos de curta duração já realizados. Podem ser incluídos cursos de idiomas, informática, cursos de qualificação, atualização, cursos livres etc. Informe o curso, a instituição na qual foi realizado, o nível de conhecimento e o período de duração.

fazer um bom curriculum

Dicas Para Elaborar Um Bom Currículo

Além de estrutura-lo e formata-lo corretamente, existem algumas regrinhas essenciais para elaborar um currículo completo e atrativo. São elas:
[checklist]

  • Seja sincero, verdadeiro e coerente em todas as informações. Lembre-se de que todas as informações podem ser consultadas e, se for o caso, desmentidas.
  • Preste atenção aos erros de português. Manter uma boa escrita é indispensável.
  • Não redija um currículo com mais de 2 páginas, pois dificilmente os recrutadores o analisarão até o final.
  • Evite mencionar características pessoais. Estas devem ser expostas em uma futura entrevista ou dinâmica de grupo.
  • Organize as informações de forma prática e dinâmica. Para diferenciar os títulos do restante do conteúdo, escreva-os em caixa alta ou negrito.
  • Para currículos enviados por e-mail, é interessante indicar – já no assunto do e-mail – para qual vaga está se candidatando.
  • Seja direto, não enrole. Mantenha o foco e informe apenas o que é realmente necessário.

[/checklist]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *