Como Fazer um Blog – Passo a Passo para Criar um Blog


Pessoas que precisam – ou apenas desejam – ter um site, mas não dispõe de capital para investir na compra de hospedagem e domínio personalizados, encontram nos blogs uma saída profissional e, ao mesmo tempo, econômica de ter um site pessoal.


Dentre os muitos serviços de blogs disponibilizados, os mais utilizados são as plataformas Blogger e WordPress. Neste artigo lhe ensinaremos como fazer um blog, utilizando as duas plataformas.

blogger

Como Fazer um Blog no Blogger

O Blogger (Blogspot) é um serviço gratuito de hospedagem de blogs, comandado pelo Google. Por isso, para ter acesso ao serviço é preciso que você seja um usuário Google.



Para iniciar a criação do seu Blogspot, acesse http://www.blogger.com/home e insira o seu nome de usuário e senhas do Google. Utilize os mesmos dados do seu e-mail, já que todos os serviços do Google são acessados pelo mesmo login.

Já na página principal do Blogger, clique na opção “Novo Blog”, localizada do lado esquerdo da página. Escolha um título para o novo blog e um endereço. Conforme é inserido o nome, o sistema do Blogger já verifica se o endereço desejado está ou não disponível para utilização.

Logo abaixo, defina um modelo de layout para o seu blog. O Blogger disponibiliza vários modelos diferentes, os quais podem se customizado. É importante salientar que a plataforma aceita o upload de templates em HTML. Porém, para realizar esta modificação é preciso selecionar o modelo “Simples”.

Finalize o processo, clicando em “Criar Blog”. Agora basta utilizar as ferramentas oferecidas pela plataforma, pois o seu blog já estará no ar.

Vale salientar que o Blogger oferece a possibilidade de monetização do conteúdo, através do Google Adsense e outros Programas de Afiliados.

wordpress

Como Fazer um Blog no WordPress

O WordPress é a plataforma mais utilizada por grandes sites e blogueiros, para a administração de blogs profissionais e grandes portais. O serviço é disponibilizado gratuitamente e o usuário pode manter quantos blogs, mesmo que simultaneamente.

Para criar o seu blog WordPress, acesse https://pt.wordpress.com/signup/. Preencha o formulário, indicando seu endereço de e-mail, um nome de usuário, uma senha e o endereço escolhido para o blog. Assim como o Blogger, o WordPress também verifica imediatamente a disponibilidade do endereço, liberando ou não o cadastro.

Após inserir os dados, você deverá optar pelas versões “Free” ou Upgrade”. Na versão Free, não há custo para a criação do blog, porém, os recursos são limitados. Já na versão Upgrade, é possível ter domínio personalidade, design customizado, 10GB de espaço e isenção de propagandas.

Diferente do Blogger, o WordPress.com não permite a monetização por meio de Google Adense ou outros Programas de Afiliados.

Após definir a opção, o seu blog WordPress já poderá ser utilizado!

WordPress.com x WordPress.org – Qual a diferença?

Muitas são as dúvidas entre as definições “Wordpress.com” e “Wordpress.org”. Por falta de informação, muitas pessoas pensam que a plataforma .com é gratuita e a .org é paga. Porém, não é bem isso.

O WordPress.org não é uma plataforma, mas sim uma ferramenta de gerenciamento com download gratuito. Através desta ferramenta é possível criar sites e blogs, utilizando o seu domínio e hospedagem personalizados. Com o WordPress.org é possível customizar temas, instalar plugins e extender as funcionalidades do sistema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *