Como Fazer Fuxico – Curso de Fuxico


O fuxico é uma técnica artesanal com mais de 150 anos. Veja como fazer fuxico e aproveite restos de tecido, indicamos também um ótimo curso para você fazer.


Fuxico significa mexerico, fofoca, maledicência. De acordo com a tradição, ainda no século XIX, mulheres da região Nordeste se reuniam para costurar e falar mal da vida alheia. A técnica consiste em costurar trouxinhas de pano recortados em círculos.

Costurados uns aos outros, os fuxicos formam diversas peças, como toalhas e caminhos de mesa, almofadas, bolsas, peças de vestuário, acessórios e o que mais a criatividade imaginar. As unidades soltas também podem ser empregadas para decorar panos de prato, toalhas de rosto, etc.

curso de fuxico



Material necessário

Para fazer fuxico, você vai precisar de:

  • retalhos de tecido;
  • agulha;
  • tesoura;
  • linha de costura;
  • molde.

Os retalhos podem ser do mesmo tecido, mas podem-se reaproveitar restos de várias peças. O resultado obtido fica semelhante ao de um trabalho com patchwork.

A tesoura precisa estar bem afiada, para evitar que o tecido seja “mascado” e fique cheio de fiapos – o que só aumentaria o trabalho.

Como fazer fuxico

Como Fazer Fuxico

O primeiro passo para fazer fuxico é preparar um molde. Ele deve ser circular ter o dobro do tamanho desejado para as rodelinhas (além de uma sobra para o arremate – cerca de meio centímetro). O molde pode ser feito em papelão ou qualquer cartão mais resistente. Na falta de um compasso, a boca de um copo ou uma tampa de pote pode ser improvisada para obter a forma perfeita.

Com o molde pronto, trace círculos para o fuxico, sempre no lado avesso do tecido. Utilize giz de alfaiate ou caneta hidrográfica lavável em água. Evite manchar o lado direito. Em seguida, recorte os círculos com uma tesoura.

Exemplos de fuxico

almofada de fuxico

flor de fuxico

fuxico como faz

Dobre uma pequena barra (meio centímetro é suficiente) em torno de todo o círculo e alinhave toda a extremidade, com pontos espaçados e homogêneos (por exemplo, de meio em meio centímetro), para evitar que o tecido desfie, conferindo mau aspecto e permitindo que alguns pontos se soltem.fuxico

Não se esqueça: a linha deve ser bem resistente e de boa qualidade (a linha dez, usada para empinar pipas, é uma escolha ideal), pois ela será o alicerce de todo o fuxico.

Depois de alinhavar o fuxico, puxe a linha até que as bordas se unam no centro, formando um orifício. Dê um nó, corte os fios em excesso e vire o fuxico para o lado direito. Pressione o fuxico ou mantenha-o por alguns minutos embaixo de um objeto pesado, para que ele fique assentado.

Para a costura não ficar aparente, aplique um botão ou outro enfeite no centro do fuxico (o furinho central, no entanto, pode ser parte da decoração; fica bonito especialmente quando diversos fuxicos são justapostos).

Gostou do nosso passo a passo de fuxico? Em breve mais tutoriais que ensinarão muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *