Respostas do Caderno do Aluno 2016

Muito útil para alunos que desejam concorrer ao SiSU e ao PRONATEC, o Caderno do Aluno é publicado duas vezes por ano.


O Caderno do Aluno 2016 é uma publicação do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (www.portal.inep.gov.br), vinculado ao Ministério da Educação – reproduzida em dezenas de sites sobre educação e cultura.

Trata-se das provas criadas inicialmente para avaliar o desempenho dos estudantes das escolas públicas brasileiras (do 6º ano ao 3º do ensino médio), que hoje também selecionam estudantes para escolas técnicas (de nível médio), todas as universidades federais a várias instituições particulares de nível superior (em algumas delas, apenas como parte do vestibular).

caderno do aluno 2014



Caderno do Aluno 2016

São as provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e a Provinha Brasil, utilizadas atualmente para a seleção do SiSU (Sistema de Seleção Unificado) e pelo PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). As questões são publicadas juntamente com suas resoluções. Não acesse sites com apenas o gabarito, mas com a explicação: assim, o Caderno do Aluno 2016 se torna um excelente recurso didático, já que as provas cobrem todo o conteúdo curricular definido para a educação básica.

O material pode ser utilizado individualmente e em grupos com colegas; além disto, o Caderno do Aluno 2016 é um excelente instrumento para o uso de professores particulares e mesmo para os educadores em suas turmas. Pode ser usado em grupos de recuperação e mesmo no cotidiano das aulas. As disciplinas são as seguintes: português, inglês, matemática, ciências naturais (química, física e biologia) e ciências humanas (sociologia, história e geografia, além de filosofia).

respostas do caderno aluno

Respostas do Caderno do Aluno 2016

Os cadernos, na internet, são publicados de acordo com as disciplinas (sempre separados). Diversas secretarias estaduais de educação também editam cadernos do aluno, como um complemento para o caderno do professor (é o caso, por exemplo, de São Paulo e do Pará)

A cada edição, o Caderno do Aluno é aplicado em cinco versões diferentes, com níveis de dificuldade semelhantes, todas elas publicadas em diversas páginas da internet. Isto permite que o estudante possa verificar seus conhecimentos em muitos exercícios diferentes, e conhecer novos conhecimentos. Também é possível baixar os cadernos de anos anteriores, com os respectivos gabaritos. Confira:

Caderno do Aluno – 6º Ano

Volume 1 Volume 2 Volume 3 Volume 4

Caderno do Aluno – 7º Ano

Volume 1 Volume 2 Volume 3 Volume 4

Caderno do Aluno – 8º Ano

Volume 1 Volume 2 Volume 3 Volume 4

Caderno do Aluno – 9º Ano

Volume 1 Volume 2 Volume 3 Volume 4

Caderno do Aluno – 1º Ano Ensino Médio

Volume 1 Volume 2 Volume 3 Volume 4

Caderno do Aluno – 2º Ano Ensino Médio

Volume 1 Volume 2 Volume 3 Volume 4

Caderno do Aluno – 3º Ano Ensino Médio

Volume 1 Volume 2 Volume 3 Volume 4

No site do INEP, também é possível fazer o download de apostilas das diversas disciplinas do ensino fundamental e médio, útil inclusive para quem quer obter a graduação supletiva. Jovens acima de 16 anos precisam se matricular no ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos; há turmas presenciais e semi presenciais e mais de cem mil estudantes prestam o exame a cada ano) para conseguir a conclusão o ensino fundamental; para os maiores de 19 anos que tenham concluído os nove anos de estudo básico, basta se inscrever no ENEM. O certificado obtido permite o ingresso no ensino de nível superior.

    1. beatriz 06/05/2014

    Add Your Comment