Início » Cursos de Faculdade » Curso de Teologia Grátis

Curso de Teologia Grátis

O curso de Teologia aborda a análise das religiões em determinado contexto histórico e sua influência nas relações humanas, do ponto de vista antropológico e sociológico. Este bacharel estuda a história, os fenômenos e as tradições religiosas de acordo com cada interpretação – cada grupo religioso estabelece seus próprios dogmas e ritos, geralmente baseado na leitura de livros sagrados (como A Bíblia, Corão, Torá, Talmude e livros religiosos do Oriente).

Curso de Teologia

curso de teologia

Antes de se ordenar, os sacerdotes católicos precisam ter ao menos duas graduações: Filosofia e Teologia. Diversas confissões evangélicas também exigem o bacharelado em Teologia para nomear seus pastores. Mas muitos leigos também se dedicam a estes estudos, visando tornar-se pesquisadores, assessores de centros culturais e grupos religiosos e ecumênicos ou lecionar religião e ética em escolas confessionais, como o Mackenzie (presbiteriano), escolas metodistas, católicas, judaicas, etc.

O mercado de trabalho na área da teologia é bastante restrito. As Forças Armadas mantêm teólogos em seus quadros, como capelães de quartéis e outras corporações. A Petrobras também mantém teólogos, especialmente em suas plataformas marítimas, onde o pessoal passa vários dias sem contato direto com os representantes de sua religião. No ensino oficial, não há obrigatoriedade do ensino religioso, mas boa parte das escolas oferece a disciplina de maneira facultativa. É importante lembrar que mais de 80% dos brasileiros declararam pertencer a alguma religião no Censo de 2010; apenas 615 mil se disseram ateus.

Conteúdo do Curso de Teologia

teologiaNo Brasil, a imensa maioria dos cursos de Teologia se baseia nas tradições cristãs. As PUCs (Pontifícias Universidades Católicas) estão presentes em praticamente todos os Estados. A presença evangélica, no entanto, tem crescido significativamente no país. Em 1960, representavam 4% da população; hoje, somam 22,2%.

Os cursos de teologia de inspiração católica abordam o pensamento teológico, filosofia, sacramentos, cristologia (estudo sobre a natureza de Jesus), interpretação do Antigo Testamento e dos Evangelhos, eclesiologia, escritos paulinos, mariologia (estudo sobre Nossa Senhora, mãe de Deus de acordo com a tradição católica), patrologia (estudo dos textos dos Pais da Igreja), história da igreja, liturgia, ética, direito canônico, escatologia (estudos dos últimos eventos antes do fim do mundo), ecumenismo, além dos idiomas latim, grego e hebraico.

Os cursos vinculados às confissões protestantes e evangélicas mantêm grade curricular relacionada às suas crenças e tradições. Ao contrário do que ocorre no Catolicismo, desde a Reforma promovida por Martinho Lutero no século XVI, cada crente pode interpretar os textos bíblicos de acordo com o seu próprio entendimento.

Quem pretende obter um panorama sobre o curso de Teologia pode acessar gratuitamente vídeos e palestras na internet, de acordo com as suas convicções religiosas, verificar os conteúdos abordados e decidir se este bacharelado pode ser útil para sua vida pessoal, profissional e espiritual.

Responder

Your email address will not be published. Obrigatório, seu email não será divulgado *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>