Curso de Radiologia – Onde Fazer, Profissão Radiologista

A radiologia é uma área do mercado que, em geral, garante ao profissional bons empregos. Os formados na área operam equipamentos de diagnóstico por imagens de radiografias, que podem ser as convencionais ou as digitais.


As radiografias podem ser empregadas no na área médica, mais conhecida, industrial e de engenharia.

radiologia 50 Artigos - Web Seo 16-07-16

Na medicina, os exames de raios X e ressonância ajudam na descoberta de alterações e patologias em órgãos internos do corpo humano. Já na área de engenharia, os aparelhos são utilizados para rastrear estruturas metálicas e tubulações de edifícios escondidas sob o concreto.



Enquanto na indústria farmacêutica e alimentícia, operam-se fontes radioativas usadas na esterilização de medicamentos e alimentos.

Para exercer oficialmente a profissão, o tecnólogo deve fazer um registro no Conselho Regional de Técnicos em Radiologia.

50 Artigos - Web Seo 17-07-16 sem texto -45

Como é o curso de radiologia?

O curso técnico de radiologia é composto por disciplinas das áreas de ciências biológicas, exatas e humanas. O tecnólogo é mais voltado para a área médica, devido a isso, o curso possui as matérias de anatomia e fisiologia também.

Os profissionais técnicos são formados para utilizar as máquinas, aprender sobre o funcionamento dos equipamentos em aulas práticas e sobre física das radiações. Existem matérias também que trabalham com a interação com o paciente e noções de enfermagens.

Devido ao risco à exposição de radiação, os profissionais são ensinados sobre os cuidados que devem tomar ao manusear as máquinas, como radioproteção, biossegurança e legislação radiológica.

Os cuidados se relacionam aos pacientes, mas também aos profissionais que operam os equipamentos.

A duração do curso é de aproximadamente três anos e meio. Sendo que para terminar o curso é necessário entregar o trabalho de conclusão de curso e o estágio é obrigatório.

Resultado de imagem para Curso de Radiologia

Onde fazer o curso de radiologia?

A faculdade costuma ser a responsável por proporcionar uma base para o que os alunos ocupem bons cargos na área de radiologia.

Os cursos técnicos costumam deixar os profissionais aptos para manusear as máquinas e explorar novos equipamentos em prol da qualidade do diagnóstico.

Algumas instituições se destacam na formação na área. O SENAC oferece o curso técnico com duração média de dois anos. As aulas contam com laboratórios equipados e com normas de biossegurança.

Outra opção é a escola técnica do Hospital Albert Einstein, que conta com equipamentos de última geração e é muito bem reconhecida no mercado.

A ETEC também oferece um curso de radiologia. A unidade de Botucatu oferece essa formação, que tem duração média de um ano e meio.

Imagem relacionada

Mercado de trabalho para o profissional

A Anvisa indica a contratação de profissionais da área em hospitais, laboratórios de análises clínicas e clínicas médicas, para a garantia de uma maior qualidade dos serviços de manuseio dos equipamentos que servem para diagnóstico de imagens.

A demanda do serviço aumentou. Há uma popularização dos serviços nos planos de saúde, fazendo com que o espaço de trabalho tenha aumentado consideravelmente.

Além dos setores médicos, a expectativa para as áreas no setor industrial também são muito positivas, principalmente, na região sul e sudeste.