Curso de Psicologia – Faculdade, Como é a Profissão

Psicologia é a área onde se estuda a psique humana.


Os seres humanos possuem um cérebro complexo, o mais complexo dentre os animais, onde se misturam sentimentos como amor, ódio, frustração, alegrias, êxtase, excitação, esperança, dentre outros.

O psicólogo estuda esses fenômenos de modo mais cultural, social, pessoal e comportamental, avaliando a história do indivíduo ou do grupo.

Curso de Psicologia



Como é o curso de psicologia?

O curso de psicologia dura 5 anos e a grade curricular vai desde os estudos base de Freud e Yung, quanto os mais complexos. O curso possuí disciplinas como antropologia, neurologia e etc.

Onde fazer o curso de psicologia?

Muitas instituições tem esse curso em sua grade. As mais recomendadas são:


  • UNICSUL (Universidade Cruzeiro do Sul)
  • MACKENZIE
  • UNIP (Universidade Paulista)
  • SÃO CAMILO
  • FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas)
  • USP (Universidade de São Paulo)
  • UNESP (Universidade do Estado de São Paulo)
  • UNB (Universidade de Brasília)
  • UFTM (Universidade Federal do Triangulo Mineiro)
  • UNINOVE (Universidade Nove de Julho)
  • UFAM (Universidade Federal do Amazonas)
  • UFPA (Universidade Federal do Pará)

Onde um Psicólogo pode Trabalhar?

O mercado da psicologia é bem extenso. O profissional pode trabalhar em empresas, clínicas, consultórios próprios, institutos, hospitais, forense, publicidade, marketing e no setor financeiro.

Curso de Psicologia

Mercado de Trabalho – Psicologia

O mercado da área de psicologia está aquecendo novamente, com novas chances e com o crescimento econômico do país, que mesmo em crise, ainda possui hoje uma renda maior dentre a população do que era a 16 anos atrás, fazendo com que mais pessoas recorram aos seus serviços.

É uma área muito competitiva que vem sendo reconhecida em outros diversos nichos, pois, os empreendedores vêm entendendo que para vender é preciso entender as pessoas de modo geral e saber o que aquela propaganda, aquele produto causará nas pessoas.

Como se comporta os indivíduos que formam o mercado e etc. A psicologia está ascendendo o clássico e indo para outro patamar.

Se você pensa em estudar psicologia, fique atento: os vestibulares são concorridos, é difícil, mas no final, o entendimento da humanidade será seu. Se você almeja essa área que mais se remete a você, estude firme.

Além disso, busque sempre aplicar o aprendizado. Você pode criar um blog, para compartilhar o que mais gosta no assunto, bem como gravar vídeos para o YouTube.

Tudo isso, além de ajudar na memorização, passará a trazer seguidores. Assim, quando terminar a faculdade e entrar no mercado da área de psicologia, já terá uma boa bagagem, inclusive para colocar no currículo.

Claro, você também pode empreender. Utilizar o conhecimento e a fama que vai obter para ter seu consultório, ganhando mais, obtendo maior liberdade e ajudando o máximo de pessoas que conseguir.

Por fim, não fique apenas com a graduação. Busque ler sobre o assunto e fazer cursos de psicologia relacionados à áreas específicas, como forma de adentrar em micro nichos, encontrando a especialidade que mais a atrai.

O seu futuro está apenas em suas mãos. Agora só depende de você!

Bons estudos e muito sucesso nessa jornada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *