Cursos de Informática – Onde Fazer, Como é o Curso?

Conheça os cursos de informáticas oferecidos tanto online como presencial. Saiba que construir uma carreira no meio digital é algo que está sendo cada vez mais procurado por diversas pessoas e empresas.


Isso porque a área está em constante crescimento e conta com um amplo campo de atuação e também porque oferece a possibilidade de trabalhar com computadores e tecnologias digitais, assuntos que tem interessado um número de pessoas cada vez maior.

Cursos de Informática

Mas ao contrário do que muitos pensam, trabalhar com informática exige sim uma formação séria.



Não só para que o profissional tenha um conhecimento mais aprofundado sobre a área, como também para que ele esteja apto para competir no mercado de trabalho da área, que tem estado cada vez mais competitivo e saturado.

E é exatamente por isso que separamos aqui uma série de informações sobre cursos de informática. Se você está interessado pelo assunto, mas não sabe por onde começar, continue lendo.

Confira nossas dicas sobre o assunto.

Cursos de Informática

Como é o curso de informática?

O curso de informática pode ser bastante variado. Isso porque os assuntos e o conteúdo que você vai estudar vai depender da área na qual você deseja se especializar.

Isso porque, com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e especializado, as escolas tem oferecidos cursos com um foco específico e que atendam às necessidades do mercado e do aluno.

Você pode tanto se especializar em alguma área, como análise de sistemas, ciência da computação, sistemas da informação ou desenvolvimento de softwares, que são cursos de faculdade, como fazer cursos mais simples para incrementar o seu currículo, como animação em 3D ou especializações em determinados programas, como Autocad, Photoshop ou pacote Office.

Nos casos da graduação, que vão ser o foco desse artigo, os cursos tem duração variada, que vão de dois a quatro anos. Tudo depende do lugar e da especialização que você escolher.

imagem para curso de informática

Onde fazer o curso de informática?

Como a profissão na área de informática está sendo cada vez mais procurada e tem se tornado cada vez mais famosa, hoje em dia praticamente todas as faculdades oferecem cursos de informática em seu currículo.

Algumas opções conhecidas e certificadas são a UNESP, que é pública e conta com um curso de Ciências da Computação e o Senac, que é particular, mas conta com uma ampla gama de cursos, entre eles Engenharia da Computação, Tecnologia em Jogos Digitais e Sistemas da Informação, entre muitos outros.

Além disso, o Impacta também é conhecido por seus ótimos cursos de informática. Vale a pena conferir.

Imagem relacionada

Onde o profissional pode trabalhar?

O profissional especializado na área de informática pode atuar tanto empresas grandes e multinacionais, como abrir o seu próprio negócio ou atuar em empresas especializadas em informática, como lugares de desenvolvimento de softwares.

Mercado de Trabalho na Área da Informática

Como a profissão está na moda, o mercado está um tanto quanto saturado, tendo um alto nível de competitividade e exigindo altas qualificações dos funcionários e futuros trabalhadores.

Porém, como a tecnologia é uma área em crescente expansão, apesar de ter muitos profissionais no mercado a área de informática continua promissora e em crescimento.