Curso de Automação Industrial Gratuito – Onde Fazer?

O técnico ou tecnólogo em automação industrial tem boas perspectivas no mercado. Conheça os cursos.


Executar processos de máquinas inteligentes, componentes robotizados e sistemas de integração dos processos produtivos, que ofereçam respostas mais eficientes, consumam menos energia e representem menor impacto ambiental são as atividades que fazem parte do cotidiano do tecnólogo em automação industrial. São duas modalidades de cursos: técnico (equivalente ao nível médio) e graduação tecnológica.

Enquanto o técnico em automação industrial executa as diversas tarefas necessárias para o bom funcionamento e manutenção dos processos industriais, cabe ao tecnólogo planejá-los e supervisionar seu desenvolvimento, visando obter os melhores resultados.

Trata-se de sistemas digitais, softwares e linguagens de programação dedicados ao funcionamento de máquinas e equipamentos, tanto para as diversas etapas da produção, quanto para o escoamento dos produtos (estoque e distribuição).



automação industrial

Como é o Curso de Automação Industrial

Em geral, os cursos técnicos exigem que os candidatos tenham cursado com aproveitamento o 1º ano do ensino médio. Para as graduações tecnológicas, é necessário ter completado o ensino médio.

Em comum, em ambos os níveis, os alunos estudam desenho técnico, fundamentos de mecânica, instalações elétricas, introdução à automação e informática, eletrônica (básica e digital), hidráulica, pneumática, instrumentação, controles e supervisão de processos, gestão de pessoal, robótica e demandas tecnológicas atuais.

O que irei aprender nesse curso técnico?

Nos cursos técnicos, as disciplinas do currículo são também abordadas (português, inglês, matemática, biologia, etc.). Nos tecnológicos, geralmente cursados em seis semestres, os alunos estudam estatística, ciência tecnologia e gestão.

A carga horária dos cursos técnicos é de 1.200 horas/ aula, enquanto a graduação é feita com 2.800 horas, aí incluídas as 400 horas de estágio supervisionado e prazo para conclusão do TCC (trabalho de conclusão do curso).

Os cursos gratuitos são oferecidos em escolas e faculdades técnicas públicas e privadas. O PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) oferece bolsas de estudos para estudantes carentes. Os cursos tecnológicos permitem a continuidade dos estudos em nível de especialização, mestrado e doutorado.

É preciso visitar a escola antes de se matricular, mas verificar se ela é equipada com bibliotecas e laboratórios (pneumática, automação, informática, hidráulica, arquitetura aplicada e de redes industriais).

curso de automação industrial

Mercado de Trabalho para Técnico em Automação Industrial

O mercado de trabalho é bastante amplo: todos os segmentos da indústria que utilizam linhas de produção automatizadas requerem a colaboração do profissional de automação industrial: petroquímica, montagem de automóveis, papel e celulose, eletrônica, vestuário, alimentos e qualquer outro setor que requeira processos de controle, operação e supervisão.

O objetivo básico é ganhar tempo e reduzir custos, obtendo-se maior rendimento, menos perdas de matéria prima no processo produtivo, etc.

O aumento da participação do setor industrial no PIB e a aplicação cada vez maior de tecnologia nos setores de comércio e serviços devem manter a tendência de alta para a absorção dos profissionais de automação industrial pelo mercado de trabalho.

A crescente demanda por sistemas de segurança também aumenta as oportunidades de emprego, tanto para o técnico, quanto para o tecnólogo.

    1. marcilio gomes lima 23/05/2014
    2. marcilio gomes lima 23/05/2014
    3. lucimar de oliveira dasilva 15/07/2014
    4. MARIA LUSENEIDE DO NASCIMENTO SILVA 18/07/2014
    5. Junior Silva 06/12/2014

    Add Your Comment