Como Fazer Origami – Passo a Passo, Modelos e Técnicas


O origami é uma arte japonesa que existe há mais de um século. Trata-se de uma técnica dobrar papel, sem cortes ou colas, em favor da criação de figuras, objetos e demais seres no espaço do papel. Com diferentes tipos de dobras, a arte evolui de formas geométricas mais simples a desenhos e traços mais complexos. Para o aprendizado da técnica aos leigos, não há apenas livros de aprendizagem, mas, atualmente, há vídeos na internet e sites que explicam o passo a passo desse tipo de arte.

Origami

Começando com um pedaço de papel quadrado, seja ele colorido ou branco, o origami se inicia. Muito popular especialmente entre as crianças, com o domínio dessa arte pode-se criar animais, brinquedos e vários outros objetos; para tanto os adultos a estudam para passar o domínio a seus filhos e netos.



Entretanto, o aprendizado das técnicas do origami pode envolver tópicos mais difíceis, como é o caso das habilidades matemáticas. Curiosidade: por exemplo, para saber se um objeto pode ser desdobrado depois de feito, há estudos matemáticos de análise dessa possibilidade.

De acordo com estudiosos, a arte de fazer mini esculturas a partir de dobraduras de papel advém do nascimento do próprio papel que, por sua vez, vem da China no ano de 105 depois de Cristo, desse período; o método de fabricação do papel foi transportado pelos monges budistas para os demais países asiáticos, desde o século VII. Chegando ao Japão, a técnica do origami é desenvolvida juntamente com a vinda do papel.

Origami como fazer?

Curiosidade: há variações da técnica do origami, como é o caso do kirigami, em que as formas são provenientes de pequenos pedaços de papel que eram unidos, em vez de usar uma única folha e, já no kirikomiorigami, a cola podia ser incluída. Outra curiosidade se refere ao fato de o origami fazer parte da educação dos japoneses nas escolas desde o ano de 1876, não sendo mais restrito apenas aos adultos.

Embora haja tantas, uma das representações mais populares de origami, é o formato do pássaro tsuru, uma vez que as mais recorrentes são as de animais, com simbologias específicas. A partir dos anos 80, surge uma nova técnica, o chamado origami arquitetônico, em que as dobraduras são em três dimensões, cheias de detalhes e bastante utilizada por arquitetos para fazer maquetes.

aprender origami